Páginas

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Faça sua Horta em Casa

                                          
Está em contato com a natureza é muito importante e saudável, você junto com a natureza com certeza vai deixar você mais feliz, vai ficar mais tranquilo, e porque não ter plantas junto com você. Faça uma hortinha em sua casa, você só vai precisar de um espaço para elas, as hortaliças além de alegrarem a nossa vida elas podem ser usadas nas nossas refeições, para temperos. Geralmente essas hortaliças são encontradas em feiras e em supermercados, veja algumas plantas que podem ser cultivadas por você em casa:

Cebolinha:
É uma das hortaliças mais utilizadas e comercializadas em todo o mundo, a cebolinha é uma ótima fonte de vitamina A e C, tendo um bom auxílio no combate á gripe e as doenças respiratórias, a cebolinha auxilia na digestão e estimula o apetite, a cebolinha dá um toque especial no sabor dos pratos como caldos, sopas, purê de batata, omeletes, etc. É um ingrediente importante na fabricação de muitos temperos brasileiros.

Hortelã:
É uma planta originária da Ásia. Mas é cultivada em todo o mundo, devido ás essências aromáticas presentes principalmente nas suas folhas, é utilizada como tempero culinária, ela também é utilizada como planta medicinal em muitos países da Europa. Entre inúmeras virtudes citadas podem destacar-se estimulante, estomacal carminativo, usado nas atonias digestivas, flatulências, dispepsias nervosas, empregado nas palpitações e tremores nervosos, vômitos, cólicas, útil no catarro brônquicos facilitando a expectoração, o chá feito de hortelã é um ótimo calmante.

Pimenta:
Ela é picante  tem várias espécies de pimentas, ele é picante ardente deve comer aos poucos nas refeições, cuidado para levá-la nas mãos e nos olhos.

Alecrin:
É uma planta produz um aroma forte e agradável, utilizada com fins culinários, medicinais e religiosos, a sua essência também é utilizada em perfumaria, como na produção de água de colônia, sua flor é muito apreciada pelas abelhas, produzindo assim um mel de extrema qualidade. Seu aroma vai bem nas carnes, sopas, frangos, pães, etc.

Salsinha:
É a amiga inseparável da cebolinha, ela serve de tempero, dá um excelente gosto nos pratos culinários.

Orégano:
É uma eva perene e aromática, muito utilizada na cozinha, com suas folhas frescas ou secas,pelo sabor e aroma que dão aos pratos o orégano tem alta atividade antioxidante pela presença de ácido fenólico e flavonóides. É um ingrediente insubstituível na culinária italiana, onde é utilizada em molhos de tomates, vegetais refogados, carnes e é claro na pizza, junto com manjericão dá o sabor na culinária italiana.

Coentro:
O coentro é muito utilizado na culinária brasileira nordestina, o coentro era conhecido e utilizado pelos Egípcios não como temperos mas como planta medicinal, a ele se atribuíam propriedades digestivas, calmante e quando usado extrenamente para alívio de dores das articulações e reumatismos.

Tominho:
É especialmente cultivado como condimento e pelo óleo essencial, é rico em timol. Com apreciável poder anti-séptico, muito utilizado contra as infecções pulmonares e como estimulante digestivo. Também é conhecido pelo nome de Timo. Em infusão é usado no combate a infecções de garganta e pulmonares, na asma e febres e na eliminação de parasita, alivia as picadas, dores reumáticas e infecções fúngicas. Ele o destrói de forma mais eficaz do que alguns produtos inclusive os que precisam de receita médica (o acne).
Por ser uma planta com sabor de muito agradável ela é amplamente utilizada na culinária, combina muito bem em carnes cozidas e molhos. Pode ser utilizado tanto fresca como seca, após colhida basta lavar e adicionar á comida para se obter um bom aroma.

Não fique com medo de usas outros temperos novos, você usando a eva certa a sua receita só vai ficar mais inrresistível vai ficar muito saborosa e nutritivo.

Curta esse post com seus amigos



Barrinha MaynaBaby

2 comentários:

  1. Retribuindo a visita .
    Cantinho bem legal.
    Prabéns.

    ResponderExcluir
  2. adorei, já tive uma, mais trabalhava muito e fikei sem tempo pra elas, mais agora que tá mais tranquilo, farei outra novamente....obg pelas dikas!!!

    ResponderExcluir