Páginas

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Mitos e Verdade sobre o Café

                                              
O café a bebida mais consumida em todo o mundo, sempre truxe dúvidas em relação a bebida, uns dizem que a bebida mais consumida faz mal, outros dizem que não, vamos ver algumas verdades e mitos sobre essa bebida segundo a "Sadia."

O café prejudica a absorção do cálcio pelo organismo
Verdade. Há indícios de que a cafeína quando consumida em grande quantidade estimula a eliminação de cálcio através da urina, o que reduz a quantidade do mineral presente nos ossos. Em doses moderadas, 500mg de cafeína por dia, quantidade presente em 4 a 5 xícaras de café de 50 ml, não oferece riscos.

O café só traz danos à saúde
Mito. Há algumas décadas, o café era visto como o causador de inúmeros problemas de saúde. Isso porque ele contém cafeína, na época considerada vilã devido às suas propriedades estimulantes. Hoje, porém, os pesquisadores já constataram que, consumida em doses moderadas (cerca de 4 a 5 xícaras de 50 ml por dia), a cafeína não oferece risco à saúde humana e o café até pode fazer bem. Isso porque contém ácidos clorogênicos - substâncias com importantes efeitos antioxidantes e que ajudam a prevenir males como as doenças cardiovasculares.

Algumas pessoas devem evitar o consumo de café
Verdade. Para quem tem problemas de refluxo gastroesofágico, é bom diminuir as doses. Gastrite é outro problema que exige redução de cafeína, pois esta pode se tornar um fator de irritação da mucosa do estômago. No caso de mulheres na menopausa, a restrição de consumo é recomendada para evitar a perda de cálcio dos ossos, que costuma estar acelerada nessa fase.

O café tira o sono
Verdade. A cafeína é uma substância estimulante do sistema nervoso central e, por isso, o café incentiva a vigília, mantém a atividade cerebral e afasta a sonolência. Assim, para não atrapalhar o sono durante a noite, é bom evitar a bebida após as 16 h.

O café vicia
Mito. No entanto quando a pessoa fica sem consumir café, podem ocorrer sintomas, como por exemplo, a dor de cabeça. Isso porque a cafeína tem propriedades medicinais, e por isso também está presente em alguns remédios.
Curtir esse post com seus amigos
Barrinha MaynaBaby

Nenhum comentário:

Postar um comentário