Páginas

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Jardins Botânicos Beleza do Brasil

.                                                    
Em meio de muita balada, agitação nos grandes centros urbanos das cidades brasileiras, existem aqueles lugares tranquilo em meio da natureza, que parece um paraíso são os Jardins Botânicos. Áreas grandes que contém várias espécies de plantas que tem finalidade nas pesquisas e documentação da flora regional. Os Jardins Botânicos são grande e divertida área de lazer, longe dos ares poluídos, lá você respira ar puro, além de curtir a natureza. Lá encontramos animais silvestres, árvores antigas, lagos, etc. Veja algumas dicas de Jardins Botânicos brasileiros que você pode conhecer:

Jardim Botânico de São Paulo:
O Jardim Botânico de São Paulo, com 360 mil metros quadrados destinados à visitação pública, oferece passeios espetaculares. Diversas paisagens, consideradas as mais lindas da cidade de São Paulo, proporcionam raras oportunidade observação e contemplação da natureza, permitindo ao visitante desfrutar de seus recantos aprazíveis e conhecer várias espécies de plantas do estado de São Paulo, do Brasil e do mundo. Por ser uma área de conservação e preservação ambiental, possibilita  um lazer contemplativo de maior qualidade.

Instituto de Botânica: Av. Miguel Stéfano, 3687 - CEP 04301-902 - Água Funda - São Paulo - SP
Fone: (11) 5067-6000 - FAX: (11) 5073-3678
http://www.ibot.sp.gov.br/jardim/index.php                      




Jardim Botânico de Curitiba:
Marca registrada de Curitiba, foi inaugurada em 1991. É um dos pontos mais visitados de Curitiba criado à imagem dos jardins franceses, estende seu tapete de flores aos visitantes logo na entrada.A estufa, em estrutura metálica, abriga espécies botânicas que são referência nacional, além de uma fonte d?água. A mata nativa está ponteada de trilhas para percursos a pé.O Museu Botânico, dirigido por Gert Hatschbach, atrai pesquisadores de todo o mundo. Tem espaço para exposições, biblioteca e auditório. Atrás da estufa está localizado o espaço cultural Frans Krajcberg com exposição permanente de 114 esculturas desse artista/ambientalista.

Rua Eng°. Ostoja Roguski, s/n°. - Jardim Botânico.
Tel: (41) 3264-6994 (Administração) / 3362-1800 (Museu).
http://www.curitiba.pr.gov.br/siteidioma/linhaturismo/jardimbotanico.aspx


Jardim Botânico de Porto Alegre:
Jardins Botânicos são áreas protegidas, constituídas, no seu todo ou em parte, por coleções de plantas vivas cientificamente reconhecidas, organizadas, documentadas e identificadas, com a finalidade de estudo, pesquisa e documentação da flora regional, acessível ao público, servindo à educação, à cultura, ao lazer e à conservação do meio ambiente.

Rua Dr. Salvador França 1427- Bairro Jardim Botânico
Cep: 90.690-000 Porto Alegre
http://www.fzb.rs.gov.br/index.htm

Jardim Botânico do Rio de Janeiro:
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é o mais antigo do Brasil, inaugurado por Dom João VI em 1808. Depois de 14 anos, o local foi aberto ao público. Em tantos anos de história, recebeu alguns visitantes, ilustres, como o cientista alemão Albert Einstein, em 1925, e o naturalista britânico Charles Darwin, em 1832. O Jardim abriga um dos mais vastos bancos de dados do mundo sobre a Mata Atlântica, com informações das inúmeras espécies de vegetais, e uma área especial, criada em 2004, que reúne amostras de DNA de diferentes espécieis da flora brasileira. São célebres as 200 palmeiras imperiais nas principais avenidas.

Rua Jardim Botânico, 1008, Rio de Janeiro, RJ.
Tel: (21) 3874-1808
http://www.jbrj.gov.br/


Jardim Botânico de Salvador:
Esta Entidade tem como finalidade promover a pesquisa, a conservação e a preservação das plantas, principalmente das espécies nativas e sua utilização sustentável, bem como estabelecer ações de educação ambiental. Para o cumprimento deste objetivo, programas visando o resgate da flora baiana estão sendo implementados. Merece destaque o projeto que contempla o estudo das espécies vegetais ligadas à cultura afro-brasileira, com a criação de um espaço Etnobotânico. Tal fato, confere ao nosso Jardim uma singularidade entre os Jardins Botânicos Brasileiros.

AV. São Rafael, s/nº, Salvador, BA.
Tel: (71) 3393-1266
http://www.jb.salvador.ba.gov.br/index.asp?pg=jb

Jardim Botânico de Manaus:

Visitar o Jardim Botânico Adolpho Ducke de Manaus é experimentar toda a exuberância da floresta de terra firme amazônica. Localizado na borda da Reserva Florestal Adolpho Ducke, na zona Leste de Manaus, seus mais de 3km de trilhas levam o visitante ao interior da mata primária onde é possível encontrar árvores como um angelim-pedra (Dinizia excelsa) de 40 metros e 400 anos de idade. Borboletas e outros insetos, macacos e preguiças também podem ser vistos nas trilhas. Com sorte, há a chance de um encontro com animais selvagens raros, como o gavião-real (Harpia harpyja), que chega a medir dois metros de uma asa a outra e é considerada a mais poderosa ave de rapina do mundo.

Rua Uirapuru, 1, Manaus, AM.
Tel: (92) 3582-2929
http://www.jardimbotanicodemanaus.org/doku.php?id=inicio

Curta esse post com seus amigos





                                        

Barrinha MaynaBaby

2 comentários:

  1. achei um absurdo o jardim botanico de belem o segundo mais antigo do brasil resposavel pela aclimatação de plantas enviadas para o rio de janeiro para formação do jardim dela com plantas enviadas da europa enfim com uma arquitetura da belle epoque e digamos belissimo ser esquecido e sem nada contra manaus ter um jardim criado em 2000 e esta na lista isso é porque foi sede da copa ? que absurdo!

    ResponderExcluir