Páginas

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Teatros Brasileiros

O Brasil é um País que se concentra vários teatros. Muito antes de haver teatros aqui no Brasil já existia a Casa da Ópera de Vila Rica, inaugurada em Ouro Preto, MG e 1770. As apresentações musicais e teatrais aconteciam em Paceletes, Igrejas. Depois que criou o primeiro teatro aos poucos foram surgindo teatros em outras Cidades. Aqui você vai conferir alguns importantes teatros que fazem parte da nossa história, e eles valem a pena ser visitados.


Teatro Guaira- Curitiba

CCTGSediado na praça Santos Andrade, com projeto arquitetônico de Rubens Meister, o edifício do Teatro Guaíra abriga três auditórios, Bento Munhoz da Rocha Netto, Salvador de Ferrante e Glauco Flores de Sá Brito, e quatro corpos estáveis, a Orquestra Sinfônica do Paraná, o Balé Teatro Guaíra, o G2 Cia de Dança e a Escola da Dança.
Sua construção teve início no ano de 1952 e ocupa um quarteirão entre as ruas Conselheiro Laurindo, Amintas de Barros, Tibagi e XV de Novembro. O projeto de 17 mil metros foi um dos marcos da arquitetura modernista no Paraná.
Rua XV de Novembro, 971, Curitiba, PR
Tel: (41) 3304-7900/ 7999
http://www.teatroguaira.pr.gov.br/

Theatro Municipal- São Paulo
Imagem do postInaugurado em 11 de outubro de 1983, o Museu do Theatro Municipal de São Paulo
destina-se a coletar e preservar objetos, documentos, gravações e reportagens pertinentes à trajetória do Teatro.
O Museu guarda a história artística e social do Theatro, parte dela apresentada em uma exposição de longa duração; também são organizadas exposições temporárias sobre temas referentes à sua arquitetura, espetáculos e mostras informativas de curta duração, paralelas a alguns dos eventos que se realizam no Municipal.
Praça Ramos de Azevedo, s/nº
Telefone: 3397-0300
Bilheteria: 3397-0327
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/theatromunicipal/noticias/index.php?p=9041

Teatro Amazonas- Amazonas
Administrado  pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, teve sua construção inicial em 1882, e foi inaugurado em 31 de dezembro de 1896, no auge do ciclo econômico da borracha, na administração do governador Fileto Pires Ferreira. É o principal patrimônio cultural arquitetônico do Amazonas. O Pano de Boca foi pintado por Crispim do Amaral e a decoração do Salão Nobre executada pelo italiano Domenico de Angelis. Tombado como patrimônio histórico em 28 de novembro de 1966, este prédio tem capacidade para 701 pessoas na platéia e nos andares de camarote. Após restauração realizada em 1990 pelo Governo do Estado, retomou seu apogeu com a realização do Festival Amazonas de Ópera e com a apresentação em seu palco de espetáculos clássicos e populares de dança, música e teatro de artistas locais, nacionais e internacionais. Promove visitas guiadas e teatralizadas para turistas e comunidades, com personagens de época revendo fatos importantes de sua história.
Endereço: Praça São Sebastião, s/nº- Centro- Manaus/Am- Brasil
Tele: (92) 3622-1880/ 3622-2420

Teatro Municipal Casa da Ópera Ouro Preto- Minas Gerais
836997603-MQuem passasse pela Rua de Santa Quitéria, na segunda metade de 1770, veria, recém-inaugurada, a Casa da Ópera de Vila Rica. Quem passa pela Rua Brigadeiro Musqueira, a qualquer hora, [nos dias de hoje], vê tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, o Teatro Municipal de Ouro Preto. A Casa da Ópera de Vila Rica, o mais antigo prédio teatral da América do Sul, custou 16 mil cruzados a João de Souza Lisboa, construtor e proprietário da obra, concluída em 1769. Contratador dos reais quintos e das entradas, Souza Lisboa, fascinado pela arte teatral, recebeu desde o início apoio do Conde de Valadares, governador da Capitania, e de seu secretário, o poeta Cláudio Manoel Costa.
Endereço : Teatro Municipal Casa da Ópera / Rua Brigadeiro Musqueira S/N – Centro / Ouro Preto, MG / CEP: 35400-000
http://casadaoperaop.wordpress.com/


Theatro Municipal do Rio de Janeiro
A atividade teatral era, na segunda metade do século XIX, muito intensa no Rio de Janeiro. Mas a então capital do Brasil não tinha um teatro que correspondesse plenamente a essa atividade e estivesse à altura da principal cidade do país. Seus dois maiores, o São Pedro e o Lírico, eram criticados pelas suas instalações, seja pelo público, seja pelas companhias que neles atuavam.Em 1894, o autor teatral Arthur Azevedo lançou uma campanha para que um teatro fosse construído para ser sede de uma companhia municipal, a ser criada nos moldes da Comédia Française. Mas a campanha resultou apenas em uma Lei Municipal, que determinou a construção do Theatro Municipal. A lei, no entanto, não foi cumprida, apesar da existência de uma taxa para financiar a obra. A arrecadação desse novo imposto nunca foi utilizada para a construção do Theatro.
Endereço: Praça Marecheal Floriano, s/nº,  Centro Rio de Janeiro, RJ
Cep: 20031-050
Tel: (21) 2332-9191/ 2332-9134
http://www.theatromunicipal.rj.gov.br/

Teatro Arthur Azevedo- Maranhão
O teatro foi inagurado em 1º de Junho de 1817, dois anos após a inclusão do Brasil ao Reino Unido de Portugal e Algarves, fato que originou o nome do prédio. O projeto era grandioso. Na época, São Luís era a quarta maior cidade do Brasil e os 8oo lugares do teatro representavam 5% da população local.
Endereço: Rua do Sol, s/nº, São Luís, MA
Tel: (98) 3218-9900
http://www.cultura.ma.gov.br/portal/taa/

Theatro São Pedro- Porto Alegre
O Theatro São Pedro foi aberto ao público em 1858, o theatro São Pedro tem a arquitetura neoclássica concebida pelo alemão Georg Karl Phillip Theodor Von Normann, para construir o teatro, foram necessário mais de 20 anos pois a obra foi interropida em razão da revolução Farroupilha.
Endereço: Praça Marechel Deodoro, s/nº, Centro Porto Alegre, RS
Tel: (51) 3227-5100
http://www.teatrosaopedro.com.br/tsp/home

Curta esse post com seus amigos






Barrinha MaynaBaby

Nenhum comentário:

Postar um comentário